sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Usar Kanban, não é praticar Scrum.


Com a propagação cada vez maior dos conceitos de metodologia ágeis, muitas empresas passaram a adotar mecanismos de controle para gerência de seus projetos, com base em pontos destes frameworks, e auto denominam-se equipes ágeis com utilização do Scrum.

O Problema ocorre que em algumas empresas utilizam-se do Kanban para exemplificar ou demonstrar o uso do Scrum, mas esquecendo-se dos princípios do manifesto ágeis e das características do framework Scrum. Indo mais além na análise destes casos, podemos dizer que a grande maioria destas empresas nem o uso do Kanban estão realizando de forma correta, mas sim adotando um quadro Branco com uso de post-it, para demonstrar o andamento de alguma tarefa, mas sem usar a essência desta metodologia.

Mas afinal o que é Kanban, o que é o Scrum e de como isto ocorre, veremos a seguir.

KANBAN, de forma sucinta e resumida, é um ferramenta que surgiu através da metodologia Lean, esta por sua vez criada na Toyota, onde o principio básico é diminuir o desperdício.  Podemos dizer que o Kanban é um instrumento de visualização que permite a criação de fluxo via um Pull System (Sistema Puxado). É iniciado pelo que esta sendo feito, usa colunas nomeadas para determinar onde esta cada fluxo de trabalho.
No kanban o trabalho deve ser limitado  em cada etapa. Um dos grandes problemas na utilização por empresas, é que não realizam esta limitação, e com isso não conseguem mensurar a latência ou gargalo do processo.

Kanban – sem limitação



Kanban – com limitação


SCRUM, é um framework de métodos ágeis utilizado no desenvolvimento de software, que foi desenvolvido apartir do Lean. O principio é de que num Scrum, temos equipes auto-gerênciaveis, multi-funcionais e auto-organizadas. O Scrum diferentemente do Kanban, é mais prescritivas, ou seja, tem mais regras a serem seguidas. Possui os time-box, ciclos com tempos determinados a serem seguidos..

Esquema Scrum



Exemplificando o que ocorre em empresas, elas adotam o kanban para visualizar sua rotina de tarefas, mas acabam esquecendo dos princípios do scrum, principalmente na questão de times auto-organizados, pois ainda trabalham com o método WaterFall, onde tem pessoas dizendo o que, como e quando fazer, e não deixando o time desenvolver, apenas programando o que é passado a eles. A questão burocrática, da documentação imposta também é uma das causas que pelo qual podemos afirmar a não utilização do Scrum nestas equipes.

Nenhuma ferramenta é completa, nenhuma ferramenta é perfeita, mas podemos utiliza-lás de forma conjunta, para pode extrair o que há de melhor em ambas.

Veja na sua empresa, o que é melhor de adotar, Kanban, Scrum ou ambas de forma combinadas. Utilize o que se enquadre melhor no seu caso, e tente extrair o máximo de cada uma delas.
Usar as ferramentas adequadas vai lhe ajudar a ter sucesso, mas isso não vai lhe garantir o sucesso.

Pra finalizar um quadro que demonstrar o grau de prescritividade e adaptabilidade de algumas ferramentas.


Deixem seu comentário, dêem um feedback sobre o blog, para que possamos esta melhorando sempre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário