sábado, 11 de agosto de 2012

No Desenvolvimento, quanto nas Olimpiadas: A importância do Time?

Ao terminar de assistir 2 finais olímpicas, a do futebol e do Volei, já veio a cabeça uma analogia ao projeto de software, e resolvi fazer este post, curto, para passar a analogia que fiz a vocês.

Podemos ver 2 equipes, em busca de um objetivo objetivo, a medalha, ou melhor dizendo, um projeto final.

A equipe de futebol, temos bons desenvolvedores, mas que não conseguiu formar um time, onde não souberam superar o desafio, onde quiseram ser mais que o projeto que estavam inseridos, no caso olimpíadas, no nosso um software.

No volei, tivemos desenvolvedoras, que atuaram apoiando uma a outra, trocando informações, onde não tinham um gerente imponto padrões, mas de certa forma esta inserindo no mesmo time, em busca do mesmo sucesso. Foram passando os obstáculos, mudando estrategias, mas não esquecendo da meta.

Olha só quanto podemos tirar e inserir no scrum, nos métodos ágeis no desenvolvimento do software.

Tivemos dois exemplo de equipe de desenvolvedores, um formando um time outro não.
Um sprint, o torneio olímpico, com algumas histórias (cada jogo é uma).
Uma meta definida: a medalha de olímpica, digo do software.

Mas Rodrigo e a reunião de restropectiva? Também temos inserindo, onde cada uma saiba analisar o porque não chegou ao objetivo, onde errou, o que acertou, e quais ações a serem tomadas para melhorar e atingir a meta do próximo sprint;

O outro time, o que foi ponto negativo mesmo que tenha atingido o objetivo, o que foi positivo e deve continuar a ser seguindo.

Enfim, uma analogia simples, mas que podemos ver a importância de um time, de todos trabalharem juntos, sem um querer ser mais que o outro, tirar proveito das qualidades de cada um.

Uma formiga não consegue carregar uma grande folha sozinha, mas em partes e com ajuda de varias, na mesma tarefa isto é possível.

Ah, e pra finalizar só um ditado: "Não tropeçamos em montanhas, mas sim em pequenos cascalhos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário