quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Software, não é Sistema


Neste post, quero fugir um pouco de questões sobre metodologias ágeis, e abordar um outro assunto, que por mais simples que seja é bastante discutível, o sistema de informação?
Acredito que você já tenha passado por uma destes duas situações, dentre várias que passamos no decorrer deste nossa vida profissional:

Alguem chega para você e diz: 

  “Queria um sisteminha pra minha empresa, é algo simples, controle de contas a pagar, receber e estoque”.

   "Esse sistema não funciona, meu contas a pagar ta uma bagunça, não controla nada, não é isto que quero ver."

Nas duas situações, podemos ver como é visto, pela maioria das pessoas, a questão dos sistemas de informação.

Podemos evidenciar na primeira situação, onde o uso do computador já se tornou algo do cotidiano das pessoas, como o uso da televisão, e hoje é tão fácil utilizá-lo, fazer documentos, blogs, planilhas, navegar internet, entre outras funcionalidades, estas pessoas não tem o conhecimento de quão é complexo o desenvolvimento de um sistema, e para eles tudo é simples de ser feito. 

Veja só, ninguém chega pra um médico e diz: “Preciso fazer um transplante de coração, é algo simples, é só tirar um coração e colocar outro no lugar”.

A segunda situação nos remete as pessoas acreditarem que com um sistema todos seus problemas serão resolvidos, como num passe de mágica.

Com base nestas situações, particularmente não gosto de adotar esta nomenclatura sistema, notem que sempre que apareceu esta palavra, coloquei ela com destaque,  porque o que desenvolvemos não é um sistema, mas sim apenas um elemento de um sistema, que prefiro chamar de Ferramenta, Software.

Mas como assim? Um elemento que faz parte de um sistema?

Para entender isto, primeiro vamos ver o que é um sistema:

“Sistema é conjunto de elementos interrelacionados que interagem no desempenho de uma função”

Portanto,  quando falamos de um sistema de informação, estamos lidando de algo mais complexo, com elementos que dependem um do outro para funcionarem.

Um sistema de informação é composto de:

- Pessoas, usuários que interagem com a ferramenta através de input de dados, disparam rotinas, mantém informações, entre outras ações.

- Processos, que determinam o fluxo destas informações, como elas devem funcionar.

- Software, ferramenta responsável para auxiliar no controle de uma tarefa,  através de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. O próprio software que desenvolvemos, ou outros como Banco de Dados, Web, Sistema Operacional

- Equipamentos, onde serão executados o software e as pessoas utilizarão para interagir com esta ferramenta, como servidores,   impressoras, leitores código de barras, etc.

Então ao se deparar com algumas das situações acima, não venda a idéia de o software faz mágica, que resolverá todos os problemas, que controlará tudo. Tente deixar de forma clara, que se algo errado acontecer ou aconteceu não necessariamente é um problema do software, mas pode ter sido um dos outros elementos do sistema que falharam.

Por isso que podemos dizer, que Software de Computador, não é um sistema de informação.

Pelo menos vejo desta forma. Se concordam ou não,  dêem sua opinião.

Obrigado por lerem este Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário